SOBRE A DESIGNER
Baba Vacaro nasceu em São Paulo e formou-se em design de produto pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1986. O encanto de ver o papel liso ganhar múltiplas formas na fábrica de papelão de seu pai despertou nela a vontade de seguir a profissão. Da admiração pela obra do designer italiano Vico Magistretti (1920-2006), um dos mais importantes do século 20, veio a certeza de que estava no caminho certo.
Em seu escritório próprio, a designer e curadora desenvolve projetos de produtos, pesquisa tendências, presta consultoria e atua na gestão estratégica de design. Nessa posição, a partir da compreensão das necessidades e do posicionamento mercadológico de cada cliente, cria um amplo programa de design, que compreende não só a concepção de novos produtos assinados por ela, mas também a ampliação do portfólio das marcas a partir de peças pensadas por designers convidados. “Minha função é transformar as ideias em algo que funcione para todos os envolvidos no processo: quem fabrica, quem comercializa, quem compra. As pessoas não querem apenas uma cadeira para sentar. Os objetos devem proporcionar bem-estar, serem práticos e emocionar”, diz. Além de direcionar e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada produto, seu trabalho envolve ainda a definição da melhor estratégia de lançamento e divulgação.
Entre 1999 e 2013, Baba Vacaro foi responsável pela direção de arte da Dominici, marca histórica no mercado de iluminação brasileiro. Nesse período, atuou tanto no desenvolvimento de peças nacionais quanto na seleção de produtos internacionais e na reedição de clássicos da marca – trabalho, aliás, no qual é pioneira no Brasil.
Entre 2007 e 2011, esteve à frente do departamento de criação da St. James, empresa do segmento de objetos de mesa e presentes em prata. Trabalhou também como curadora da Avanti, empresa carioca do segmento têxtil.
Desde 2004, é diretora de criação da Dpot. No âmbito de sua atuação, Baba Vacaro tem feito um importante trabalho de pesquisa, resgate, valorização e reedição de peças históricas, criadas por designers de fundamental importância no mercado brasileiro e internacional. Edições ou reedições de móveis projetados por Geraldo de Barros, John Graz e Fulvio Nanni, entre muitos outros, são exemplos bem-sucedidos deste trabalho.
Teve diversos produtos selecionados para prêmios e exposições, no Brasil e no exterior, como o “Brasil Faz Design”, em São Paulo e Milão; a exposição “Design Brasileiro Hoje - Fronteiras”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), com curadoria de Adélia Borges; além da Bienal Brasileira de Design, do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira e do IF Design, na Alemanha.
Palestrante frequente em eventos e seminários sobre design brasileiro e articulista convidada de revistas especializadas, Baba Vacaro levou sua veia de comunicadora para o rádio: em 2010, produziu e apresentou o “Eldorado Design”, na rádio Eldorado; em 2012, idealizou a rádio Dpot, projeto que coordena até hoje, no qual também produz e apresenta o programa “Arquivo D”. Junto com o diretor Alberto Renault, idealizou o programa “Casa Brasileira”, série documental sobre o jeito brasileiro de morar na visão dos mais importantes arquitetos e designers do país, exibida com grande sucesso pelo canal GNT desde 2010.