Fechar

SOBRE O DESIGNER


Um arquiteto completo. É assim que devemos entender Rino Levi (1901-1965), que figura entre os mais importantes projetistas que atuaram no Brasil no século 20. Completo por duas facetas. A primeira condensa atividades como agitador cultural e difusor do conhecimento – foi líder profissional, professor universitário da USP, fundador e dirigente de instituições culturais, como o Museu de Arte Moderna, e mecenas de artistas como Alfredo Volpi.
A segunda faceta, mais importante, diz respeito à sua atuação como projetista. Tal qual pregava a cartilha moderna, Rino Levi criava com a mesma intensidade em todas as escalas. Seus desenhos eram tão apurados quanto sintéticos, não importando se o que estava em jogo era o detalhe da fixação de um quebra-sol ou a idealização de uma nova cidade – caso de sua surpreendente proposta para Brasília, classificada em terceiro lugar. E seguiam o mesmo raciocínio, o mesmo fio condutor. Suas criações ampararam a vida moderna no clima tropical e são aulas de arquitetura por estarem em sintonia com a flora brasileira, que tanto amava. Apesar de condenar a especialização, foi o maior especialista brasileiro em programas complexos – como teatros e hospitais. Provando a tese, criou ícones como o Teatro Cultura Artística e o Hospital Albert Einstein.
“Quando um arquiteto planeja uma casa, deve prever todos os elementos da construção”, declarou, completando que só aceitava encomendas de residências quando lhe davam liberdade para “fazê-la até o fim”. E o que significava isso? Chegar ao limite da idealização de um novo mundo, criar espaços para os integrantes de uma nova sociedade. Além dos componentes construtivos, detalhava caixilhos e móveis fixos, como a estante-lareira que divide o estar e o jantar na Casa Castor Delgado Perez, hoje Galeria Luciana Brito.
Mas, de todas as facetas profissionais de Rino Levi, a menos conhecida é o designer de mobiliário. Isso porque, para sofisticados interlocutores, desenhou cadeiras, mesas, poltronas e outras peças. O Sofá Olivo, criado em 1949 para a fazenda de Olivo Gomes, em São José dos Campos, é uma de suas surpreendentes criações. Sendo o ideal daquilo que imaginava, replicou alguns de seus móveis para diferentes projetos. Recém-localizado, o Sofá Olivo, a partir de agora reeditado pela dpot, é o primeiro de uma série de outros móveis do autor. Pela primeira vez, o raro mobiliário de Rino Levi poderá ser usufruído por quem não teve a felicidade de ter sido seu cliente.
(09/05/2023_ texto de abertura da exposição RINO LEVI, DESIGNER por Fernando Serapião e Baba Vacaro).

+

INSPIRE-SE

COLEÇÃO DPOT | PRODUTOS DA MESMA CATEGORIA

jQuery Slider
jQuery Slider