Sofá Olivo (crédito da foto: Fernando Laszlo / agradecimentos: Galeria Luciana Brito)
MAIO 2023
DPOT APRESENTA SOFÁ OLIVO, POR RINO LEVI
Primeira edição comercial do sofá criado pelo arquiteto Rino Levi para a sala de estar da residência Olivo Gomes (1949), em São José dos Campos/SP, e que posteriormente fez parte do projeto de interiores das residências Milton Guper (1951) e Castor Delgado Perez (1958).
Esta surpreendente criação de Rino Levi pode ser considerada a peça “definitiva”, a afirmação de uma proposta autoral de assento que conjuga a função à forma ideal. Sua criação tem origem em 1946, dentro de um conjunto de móveis criados para sua própria residência. Tratava-se de um sofá longo, sem braços, com assento feito de almofadas soltas e encosto inteiriço sutilmente destacado do assento. A estrutura robusta, de madeira, enunciava os meios de produção disponíveis. A evolução do desenho do primeiro sofá revela uma nova possibilidade de fabricação: contando com o parque industrial da Tecelagem Parahyba, de propriedade da família Gomes, o arquiteto projeta uma elegante estrutura metálica, que conecta com leveza o encosto inteiriço ao assento e abraça as laterais do sofá de forma engenhosa.
Rino Levi nunca projetou um móvel para ser fabricado em série, mas seus desenhos continham sempre o layout dos ambientes, além do detalhamento preciso de componentes construtivos, móveis fixos e alguns móveis soltos que compunham os interiores. Isso deixa claro que a colocação dos móveis integrava a concepção do espaço. Em um de seus projetos, por exemplo, um detalhe chama a atenção: uma divisória é dimensionada como pano de fundo deste específico sofá, e o tamanho e posição de um quadro a ser instalado nela é definido com precisão no desenho de arquitetura.
A partir desta edição, a primeira de uma série de móveis do autor, o raro mobiliário de Rino Levi poderá ser usufruído por quem não teve a felicidade de ter sido seu cliente.