SETEMBRO 2024
DPOT APRESENTA A POLTRONA SOBREIRO, POR ESTÚDIO CAMPANA
Agradável ao toque, visualmente interessante e sustentável, a cortiça é a premissa da poltrona Sobreiro, criação do Estúdio Campana que passa a fazer parte de nossa coleção.
A poltrona Sobreiro marca a primeira experiência dos designers Fernando (1961-2022) e Humberto Campana com a matéria-prima de origem natural – e também a participação dos fundadores do Estúdio Campana na Experimenta Portugal, iniciativa organizada pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Em 2018, o evento foi dedicado à arte e à cultura luso-brasileira e celebrou a afinidade criativa entre os dois países.
Os Irmãos Campana foram desafiados a reinventar e transformar materiais nobres característicos de Portugal. Selecionaram a cortiça e o mobiliário português que, apesar de ainda não terem explorado em seus trabalhos, lhes despertavam imensa curiosidade. Para a criação das peças, os irmãos Campana fizeram uma imersão na cultura e na realidade de Portugal. O ponto de partida foi uma visita de Humberto Campana ao país, onde foi apresentado a elementos representativos da identidade local.
Os designers identificaram na cortiça, material profundamente arraigado na cultura portuguesa, a matéria-prima ideal para a concepção de mobiliário com design contemporâneo e impactante, seguindo a trajetória do estúdio, de alta resistência e, ao mesmo tempo, leve e curvilíneo. A poltrona Sobreiro foi produzida com o apoio da Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo.
“Portugal me conectou às minhas origens. A experiência da viagem foi surpreendente e trouxe à tona uma consciência de minha herança portuguesa”, afirmou Humberto sobre a experiência. “A cortiça sempre nos fascinou, não somente por ser um material ecológico, mas por sua leveza. A textura, a variedade de aplicações e isolamentos enriquecem as possibilidades de expressar, por meio deste material, novos conceitos e gestos.”
Escultórica, confortável e durável, a poltrona Sobreiro carrega a identidade do Estúdio Campana e apresenta uma nova possibilidade para uma matéria-prima de forte apelo tátil e visual. A peça chega agora ao mercado brasileiro com exclusividade pela dpot.