MARÇO 2024

CONHEÇA A POLTRONA DODÔ, DE FERNANDO PRADO

 

 


 

Fabricada em madeira maciça, a Dodô tem como fundamento uma estrutura que apoia o pescoço, proporcionando um sentar mais relaxado. A travessa na parte traseira ampara o encosto e faz a ligação com os pés. A estrutura é abraçada por um estofado bem estruturado e muito confortável. “Apesar de não ser uma poltrona despojada visualmente, ela surpreende pelo acolhimento e comodidade.”  

A poltrona Dodô reúne conceitos marcantes do mobiliário assinado pelo designer para a coleção dpot, como o uso racional da madeira, a busca por explorar diferentes possibilidades da marcenaria contemporânea, os pés em formato circular e o topo da madeira evidente – uma forma de valorizar os veios e nuances da matéria-prima. “Estou sempre em busca de novos desenhos e tipologias. Acredito que a simplicidade é o que dá identidade ao meu trabalho e conecta uma peça à outra”, explica. “Mas há diretrizes que considero importantes, como a relação que estabeleço com o material – seja pelo uso consciente, seja pela busca em apresentá-lo da forma mais genuína possível –, o acabamento cuidadoso, a atenção ao conforto, tanto no uso quanto no toque, a ergonomia e o desejo de criar de peças versáteis, que possam compor diferentes espaços e arquiteturas.”  

Apesar da leveza visual, a Dodô é uma peça intencionalmente mais robusta, justamente para garantir o equilíbrio entre a madeira e o estofado. “A definição formal não transcende o conforto, ou seja, é um móvel de formas bem definidas, organizadas, e que preserva uma harmonia entre o estofado e a madeira. Ela te chama pra sentar”, explica. “É casual, despojada, mas também comportada, do ponto de vista formal.”

 Para ampliar o conforto, a poltrona conta com uma banqueta opcional. “Eu quero que as pessoas apreciem o desenho das minhas peças, mas, sobretudo, que usem e se sintam confortáveis.”