NOVEMBRO 2024
APRESENTAMOS A POLTRONA CARMEL, POR SERGIO RODRIGUES
Apresentamos a reedição da Poltrona Carmel, criada por Sergio Rodrigues em 1966 para ser a estrela da primeira loja internacional de Sergio Rodrigues, a OCA, que abriu suas portas naquele ano, na Califórnia. A loja, um símbolo da presença brasileira no design global, foi um marco na trajetória do designer, que buscava expandir o prestígio internacional que havia conquistado. A Carmel – e a OCA – se inseriram no mercado norte-americano como um manifesto de conforto genuinamente brasileiro, promovendo um mobiliário que transbordava o calor e a sofisticação do Brasil.
“A OCA é a casa indígena. A casa indígena é estruturada e pura. Nela, os utensílios, equipamentos, petrechos e paramentos pessoais se articulam e integram com apuro formal, sempre em função da vida.” A declaração de Lucio Costa, de 1962, revela o espírito da OCA. A loja-galeria não apenas promoveu o nosso design, como foi um espaço de experimentação criativa, contribuindo de maneira decisiva para a renovação estética do Brasil. Exposições como "Móvel como Objeto de Arte", com curadoria de Sergio Rodrigues, marcaram um momento histórico para o design brasileiro e internacional, ao transformar móveis em obras de arte interativas.
Nos anos 1960, momento em que o Brasil vivia o auge da bossa nova e a construção de Brasília sinalizava um novo dinamismo do país, Sergio Rodrigues fez da OCA uma plataforma para projetar o design brasileiro para além de nossas fronteiras, estabelecendo uma conexão entre a sofisticação local e a modernidade global. O lançamento da Poltrona Carmel se insere nesse contexto. A peça se tornou um símbolo do design brasileiro no mercado norte-americano, especialmente em Carmel-by-the-Sea, na Califórnia, onde houve um encantamento pelo trabalho do mestre.
A Poltrona Carmel
Em 1966, ao redesenhar a Poltrona Tonico para o mercado norte-americano, Sergio Rodrigues criou a Carmel. Com braços mais amplos, revestimentos mais sofisticados e um design robusto, a Poltrona Carmel mantém a essência das criações do designer, mas com uma estrutura mais refinada, apropriada para o público exigente da época. Detalhes como a cabeceira ovalada, as correias de couro e as esferas de madeira nos pés traseiros, que podiam ser acariciadas, são elementos distintivos da peça, refletindo a interação entre o design e o usuário.
O lançamento da Poltrona Carmel no Brasil, em 2024, marca o início das celebrações do centenário de nascimento de Sergio Rodrigues, em 2027. Parte dos recursos das vendas será destinada à manutenção do Instituto Sergio Rodrigues, visando garantir a preservação do legado do mestre e a promoção do design brasileiro.