
SETEMBRO 2025
CONHEÇA A MESA LATERAL TÓTEM, POR ANA NEUTE
Com uma presença vertical e simbólica, a mesa lateral Tótem, mais uma criação exclusiva de Ana Neute para a nossa coleção, nasce do equilíbrio entre rigor geométrico e sutis desvios. Esculpida em madeira por meio de usinagem em CNC (Corte Numérico Computadorizado) – processo automatizado que permite total controle da forma –, a peça parte da ideia de um bloco único, dividido em partes. O resultado é a dualidade entre tensão e movimento.
“É uma presença simbólica na vertical, como os totens, que carregam em si o simbolismo da ancestralidade, da celebração e dos sinais de identidade e pertencimento”, explica a arquiteta e designer.
O móvel está estruturado em três partes: tampo e base – que, embora pareça ser uma peça única, está dividida em duas partes. "A estrutura tem um desvio que sugere movimento, deslocamento e torna o desenho mais interessante.”
O corte em ângulo entre os volumes sugere torção, como se o objeto tivesse girado sobre si mesmo. Estática e ao mesmo tempo dinâmica, Tótem revela sua força simbólica e escultórica: uma peça simples à primeira vista, mas repleta de camadas de complexidade.
A presença da mesa se transforma de acordo com a luz que incide sobre seus ângulos, projetando sombras que ressaltam as formas.
Disponível em duas alturas que se encaixam, a Tótem pode ser utilizada sozinha, em par ou em diferentes composições, ao lado de sofás, poltronas em ambientes de estar e quartos.
O móvel reflete a pesquisa de Ana Neute sobre a dualidade entre o tecnológico e o arcaico: embora seja produzida por meio da precisão de máquinas, guarda um caráter tátil e orgânico que conecta a peça tanto ao gesto humano quanto à memória coletiva.
