ABRIL 2022

APRESENTAMOS A MESA KAYA, POR MARIA CÂNDIDA MACHADO

 


 

Dando continuidade à parceria iniciada em 2021, a dpot apresenta a mais nova criação de Maria Cândida Machado, a mesa de jantar Kaya. Versátil e imponente, o móvel tem como ponto de partida uma base de madeira maciça, projetada para receber tanto um tampo de mármore quanto de madeira.  “Acho importante oferecer essa flexibilidade, mantendo assim uma característica essencial do meu trabalho”, diz. 

Com uma trajetória de mais de 30 anos de dedicação ao desenho de mobiliário, a arquiteta explica que outro desafio foi projetar uma base ao mesmo tempo leve e resistente. A solução veio na forma de pés não alinhados, que deixam o desenho mais interessante e garantem o equilíbrio entre resistência e fluidez. 

A inspiração para o nome vem de sua admiração pela riqueza e os grafismos da cultura indígena e faz alusão à etnia Kayapó, que vive na região do Mato Grosso e Pará. Disponível em diferentes dimensões, a peça funciona com diversas opções de cadeira da coleção dpot

A mesa Kaya reúne ainda outros fundamentos da carreira de Maria Cândida Machado, como a valorização do processo de feitura e a combinação de técnicas da marcenaria tradicional com desenho contemporâneo. “Uma característica do meu trabalho é evidenciar a construção do móvel. No caso da Kaya, isso se reflete na amarração dos pés, que está em evidência.