FEVEREIRO 2022

“Forma e Matéria”, Claudia Moreira Salles.

 


 

Até 13 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, apresenta a exposição “Forma e Matéria”, uma retrospectiva da carreira de Claudia Moreira Salles. Com 44 peças, sendo três inéditas, a mostra foi idealizada por Kátia d’ Avillez e tem curadoria de Waldick Jatobá.

 

A realização é um passeio pelo processo criativo da designer, por meio de peças de mobiliário, objetos e luminárias criados a partir dos anos de 1990, que combinam materiais como madeira – fundamental em sua carreira –, pedra bruta, mármore, metal e fibra. 

Nas paredes, são apresentadas ilustrações, croquis e fotos de maquetes que ilustram o processo de concepção e produção das peças. “Ao observar essas informações, o visitante tem a oportunidade de compreender o caminho percorrido até que a peça se materialize e entender que as ideias nem sempre começam e terminam iguais”, explica Claudia Moreira Salles.

Fazem parte desse universo peças da coleção dpot, como o mancebo Stand By, a poltrona Portuguesa, o Banquinho e o banco Dominó, além da poltrona Lacuna e da cadeira Portuguesa, que serão lançadas em breve.

 

 Fotos por Eduardo Macarios