OUTUBRO 2023

APRESENTAMOS O SOFÁ PLATAFORMA, POR EDUARDO CHALABI

 

 


 

Um móvel de muitas possibilidades. Racionalidade, leveza, regularidade. Elementos que se combinam e interagem, a modularidade como conceito essencial. É assim que o arquiteto Eduardo Chalabi fala sobre os princípios que nortearam a criação do sofá Plataforma, sua primeira criação exclusiva para a coleção dpot. Da experiência em trabalhar com arquitetos como Paulo Mendes da Rocha, Marcio Kogan e Isay Weinfeld – além da prática que considera essencial ao lado da cenógrafa e diretora Bia Lessa e da vivência nos escritórios em que foi sócio-fundador, o arquiteto foi moldando o seu olhar projetual para a importância do projeto de interior e do mobiliário no contexto da arquitetura.

Ancorado em conceitos como o da modularidade, amplamente praticado por mestres como Geraldo de Barros (1923-1998), o arquiteto criou um sistema que pode dar origem a diversas composições e se adequa a ambientes de diferentes dimensões. O sofá Plataforma está estruturado a partir de uma estrutura de metal muito leve, sobre a qual se assenta uma base de madeira e almofadas generosas fixas à estrutura. “O projeto tem essa magia da leveza, em que aparentemente tudo pode parecer estar solto, flutuando, mas, na realidade, tanto as almofadas quanto os acessórios estão presos à estrutura”, explica. Outro diferencial do Plataforma são os acessórios que podem ser acoplados à estrutura, por meio de um sistema de furos, em diferentes pontos pré-determinados. “Isso permite que a peça tenha sempre um frescor, já que a mesa de apoio e a luminária podem mudar de lugar e mesmo ser removidos. “A ideia permite ainda desenvolver novos acessórios, o que dá uma perspectiva de longevidade não apenas ao móvel quanto também para o espaço.” Outra ideia intrínseca à criação de Chalabi é a questão da customização, que permite ao cliente personalizar a composição ao máximo, participando do processo de criação de um móvel que, em muitos aspectos, pode ser único.

O arquiteto destaca ainda a oportunidade de desenvolver, junto à dpot, um projeto baseado em um pensamento industrial por meio de um processo artesanal, que envolveu muitos meses de pesquisa, conversas, desenhos, ajustes e muitas visitas à fábrica. “Foi uma etapa fascinante do projeto, de grande aprendizado, junto à curadoria da dpot e aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do protótipo, uma etapa fundamental para que qualquer projeto se materialize com perfeição.” Além da preocupação com o conforto e a durabilidade, o sofá Plataforma traz ainda outra característica bastante presente na arquitetura de Chalabi, a junção de influências modernistas com a linguagem contemporânea. “É um projeto que combina rigor e frescor”, destaca. “Estão presentes reminiscências de outros tempos, sobretudo, do design e da arquitetura moderna e do movimento neoconcreto, influências que norteiam o meu trabalho, mas não é uma peça vintage, estamos diante de um móvel repleto de referências atuais, do nosso tempo.”