NOV 2016
APRESENTAMOS A MESA TAL, DE CLAUDIA MOREIRA SALLES
Mais um exemplo da delicada geometria que marca o trabalho de Claudia Moreira Salles, a peça será apresentada no dia 29 de novembro durante o lançamento do livro Sintonia Fina –Luminárias (BEĨ Editora), na dpot.
A mesa Tal tem um tampo de madeira que se apoia em dois pés de concreto de forma ovalada, travados por uma viga de madeira. O resultado é uma composição em que o tampo parece flutuar. A posição das estruturas usadas como base permite que, além da cabeceira, seja posicionada uma cadeira em cada extremidade do móvel, sem a interferência dos pés. O peso do concreto garante estabilidade à peça.
A madeira do tampo e da viga pode ser clara ou escura, em espécies brasileiras como catuaba, freijó, peroba, ipê e nogueira. Já os pés de concreto podem ser cinza claro ou grafite. “A combinação dos dois materiais dá à peça um contraste de cores e texturas, além de oferecer várias possibilidades ao produto”, diz Claudia Moreira Salles.
A união de madeiras maciças brasileiras e concreto vem sendo explorada pela designer em outras criações de sucesso lançadas com exclusividade pela dpot, como o banco Dominó Concreto e o mancebo Stand By.