SETEMBRO 2024

CONHEÇA A MESA ORELHA DE PAU, POR GUILHERME SASS

 

 


 

Urupê, popularmente conhecido como orelha-de-pau, é um fungo que costuma crescer sobre troncos de árvores. A anatomia da espécie – cujo nome popular remete às suas formas, que lembram, ao mesmo tempo, uma orelha e um pedaço de madeira – inspirou Guilherme Sass a criar esta mesa auxiliar, que faz parte da série Xilofungus. 

O móvel é fabricado artesanalmente no ateliê do designer no Rio de Janeiro, a partir da combinação de madeiras brasileiras provenientes de demolição: imbuia, na estrutura central, e peroba do campo, nos apoios laterais. “Todas as peças que saem da oficina têm as minhas mãos, o meu suor e a minha identidade”, diz. 

Quando criança, Sass era o diretor de sua própria fábrica de brinquedos, onde passava horas  construindo carrinhos, estilingues e pipas, seguindo a tradição de artífice herdada do pai e do avô. A madeira é sua principal fonte de inspiração e criação. “Desde sempre, quis estar próximo da produção. O fazer nos sugere novos desenhos, peças e técnicas.”

Vencedora do prêmio ELLE Deco Brasil Design Awards 2023, na categoria Mesa Auxiliar, a mesa Orelha de Pau inaugura a parceria de Sass com a nossa marca e evidencia o compromisso do designer em privilegiar o reaproveitamento de madeira, sobretudo espécies amplamente utilizadas nas construções da capital fluminense entre as décadas de 1940 e 1960, como imbuia, peroba do campo e pinho-de-riga. 

Compacta, simpática e versátil, a mesa de apoio tem o tampo central removível, permitindo guardar pequenos objetos, como chaves, carteira e controle remoto, entre outros itens do dia a dia, e funciona em diferentes ambientes da casa, de espaços de estar a escritórios. “O cilindro com um compartimento oco, escondido por uma tampa na parte superior, lembra o tronco seco, onde os fungos nascem. Já as 'orelhas-de-pau' em peroba do campo formam os apoios laterais”, explica.