AGO 2016
CONHEÇA O MANCEBO STAND BY, POR CLAUDIA MOREIRA SALLES
Mancebos são predestinados pelo uso a parecerem iguais. Carregados de casacos, mochilas, cachecóis e que tais se transformam num vulto desordenado com que nos deparamos ao entrar e sair de casa. Nas palavras da designer Claudia Moreira Salles, “o desenho do mancebo Stand by tentou ser uma alternativa à forma mais recorrente do móvel, cuja base, geralmente em forma de tripé, sustenta uma coluna de onde saem braços ou ganchos para pendurar roupas e outros pertences”.
Uma tábua de madeira maciça onde são inseridos pequenos sarrafos é unida de forma assimétrica a uma base cilíndrica de concreto que dá estabilidade à peça. Os ganchos faceiam a superfície da madeira e com um toque se abrem para o uso, como uma alavanca de liga/desliga. Uma cumbuca de madeira, pousada na beira da base de concreto serve para colocar as chaves. As madeiras usadas na fabricação variam, podendo ser pinho-de-riga, ipê, catuaba e freijó, entre outras, dependendo da disponibilidade. Devido às peculiaridades dos tons e veios da madeira maciça, cada peça tem características únicas.
O Stand By será lançado na MADE durante o DW 2016, em um espaço inteiramente dedicado à obra da designer, composto de uma série de mancebos, como uma floresta de concreto e madeira.