NOV 2010

“IMAGINÁRIOS DPOT – UMA VIAGEM PELA CULTURA BRASILEIRA”

 


 

Ronaldo Fraga, Isay Weinfeld e Jum Nakao estão entre os criadores que aceitaram o desafio de pensar projetos conceituais, explorando a diversidade de nossa cultura para a coleção “Imaginários Dpot”.

Pensar projetos de forma totalmente livre e com o olhar voltado para a diversidade da cultura brasileira foi o desafio lançado por Baba Vacaro, diretora de criação da Dpot, a um seleto grupo de designers, arquitetos, artistas e estilistas.

" Desde que assumi a direção de criação da marca Dpot, tenho procurado de diversos modos estimular os designers e o mercado a valorizar o bom design brasileiro em suas diversas manifestações. Apresentamos aqui uma nova série na qual, pela primeira vez, não houve a primordial preocupação em viabilizar industrialmente um produto. São mais de 20 peças únicas, experimentos e protótipos, que expõem as relações de proximidade e as fronteiras entre design, arte e técnica, discussão instigante nesse universo que, tendo sempre sido multidisciplinar, é hoje cada vez mais o reflexo de nosso mundo de diferenças, da cultura híbrida em que vivemos, misturada de gêneros, pessoas, lugares, interesses, talentos, conhecimentos. No imaginário de cada um destes criadores convivem o popular e o erudito, o passado e o presente, o casual e o palaciano, o funcional e o emocional. É o humor desse diálogo que trazemos em mais esta celebração do design brasileiro, que só poderia acontecer por iniciativa da Dpot." escreveu Baba na ocasião.

O resultado dessa reflexão sobre o design nacional foi apresentado no Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo, com cenografia assinada por Alberto Renault, e apresentou criações assinadas por Isay Weinfeld, Sergio Rodrigues, Ronaldo Fraga, Alfio Lisi, Jum Nakao, Roxanne Duchinni, Gustavo Pianetti, Amélia Tarozzo, Ari Lyra, Claudia Moreira Salles, Fernando Prado, Flavia Pagotti, Guinter Parschalk, Heloisa Crocco, Isabela Vecci, Paulo Alves, Porfírio Valladares e Rodrigo Almeida.

O evento, que reuniu mais de 1.500 convidados, também foi palco do lançamento da série “Casa Brasileira”, concebida por Alberto Renault e Baba Vacaro, apresentada pelo canal GNT.