MAR 2017

CONHEÇA A LINHA MUXARABI

 


 

Criado pelos árabes, o muxarabi consiste em um fechamento em forma de treliça, e desembarcou no Brasil trazido pelos portugueses. Diz-se que, no mundo árabe, sua principal função era preservar as mulheres dos olhares masculinos, garantindo a privacidade no interior dos espaços – quem está do lado de dentro consegue ver o que acontece do lado de fora, mas não o contrário –, além de bloquear o calor e permitir a ventilação. O elemento foi muito usado no período colonial e ainda está presente na arquitetura de cidades brasileiras como Paraty, lugar que sempre inspirou o designer paulista.

Criada especialmente para a dpot, a nova coleção de Alfio Lisi resgata esse elemento arquitetônico. “O muxarabi me agrada muito, está presente na minha casa, no meu escritório”, diz o designer, lembrando sua experiência, consequência do trabalho no projeto do restaurante Dalva e Dito, em parceria com o escritório de Marcelo Rosenbaum. Para desenvolver a linha Muxarabi, no entanto, foi preciso aprimorar a técnica e trazê-la para a escala do mobiliário. “Já tínhamos certa tecnologia desenvolvida, mas não com a sofisticação exigida na fabricação de móveis”, explica Alfio.

Feitos artesanalmente no ateliê do designer, os painéis de muxarabi estão presentes nas portas dos móveis que compõem a linha – sempre em múltiplos de um mesmo elemento quadrado. Fabricados com madeira freijó, os móveis têm um desenho reto e simples, pensado para evidenciar os painéis. No interior dos móveis, Alfio retoma um recurso de que já lançou mão em outras criações: o uso da cor. Neste caso, azul colonial e off-white. “Como são peças tradicionais, mais sóbrias, gosto de oferecer uma surpresa quando as portas são abertas, acho simpático e divertido.