MARÇO 2021
LANÇAMENTOS GERALDO DE BARROS
"Nada menos narcísico do que a arte de Geraldo de Barros", escreveu certa vez Nelson Aguilar sobre o artista que buscava uma arte despojada e livre do subjetivismo. É esse mesmo espírito que caracteriza o trabalho do artista enquanto designer de móveis.
A dpot tem grande orgulho de reeditar o mobiliário projetado por Geraldo a partir da combinação de elementos de ferro tubular e madeira, como a estante MF710 (reeditada em 2005) que, apesar de ser o mais completo dos sistemas modulares criados para a Unilabor, utiliza apenas três componentes básicos: colunas, caixas e prateleiras.
A mais recente série de reedições dpot traz ao mercado novas peças representativas do pensamento industrial do mestre, em que a beleza resulta da função. Nelas, como sempre, a geometria pura de Geraldo combina linhas e planos para transformá-los numa variedade de móveis de extrema simplicidade e elegância.
“O trabalho de Geraldo de Barros é fundamental para o design brasileiro, começando pela fundação da Unilabor para produzir móveis com bom desenho em larga escala, em 1954. Ele não foi simplesmente um designer, mas um pioneiro: além da mobília, pensava o design gráfico e a comunicação visual”, diz a designer Baba Vacaro, diretora de criação da dpot e responsável pelas reedições históricas da marca desde 2004. “Um dos mais inovadores aspectos da criação de Geraldo naquela época era a ideia da modulação, ou seja, produzir elementos muito simples, que poderiam ser facilmente multiplicados e assumir diferentes funções para compor um catálogo versátil. Um casamento entre arte e indústria: a ação do artista nos aspectos concretos da vida cotidiana, proporcionando beleza e utilidade com o mínimo de recursos possível."