Fechar

SOBRE O DESIGNER


Um dos mais destacados designers de mobiliário no país, Fulvio Nanni Junior (1952-1995) formou-se em desenho industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1973. Em seguida, mudou-se para a Itália, onde cursou especialização na Politécnica de Milão, a mais respeitada escola de design italiana. De volta a São Paulo em 1981, inaugurou na Rua Augusta a Nanni Movelaria, que se tornou um marco na história do móvel brasileiro. Um dos primeiros designers brasileiros a investir em um local próprio para comercialização, Fulvio Nanni fez da loja também um espaço de experimentação contínua, criação e renovação de sua obra. Designers como Claudia Moreira Salles tiveram seus móveis fabricados e comercializados na icônica movelaria.
Figura de extrema importância no desenvolvimento do design nacional. Fulvio Nanni foi um dos primeiros profissionais a captar as novas necessidades de mobilidade, funcionalidade e simplicidade das casas brasileiras nas décadas de 1970 e 1980, resultado da mudança no estilo de vida contemporâneo e no padrão arquitetônico das residências, cada vez menores. Para atender às necessidades desses novos consumidores – e novos espaços –, criou móveis menores, “descasados”, com rodízios e, portanto, fáceis de serem levados de um lado para outro, e com múltiplos usos. Hábil com a madeira, ousou ao fazer experimentações com materiais pouco difundidos à época, como laminado estampado, rádica, lona, tela, borracha, metal e até fibra de cimento. Além da funcionalidade, suas criações encantavam porque tinham cor, vida e humor.
Perfeccionista e apaixonado por seu ofício, Fulvio Nanni nunca abriu mão de manter uma produção artesanal, em séries limitadas, fabricada por pequenos fornecedores e acompanhados de perto por ele. Em sua curta e produtiva trajetória, teve móveis premiados em duas edições do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, em 1986 e 1988.
Com sua morte prematura em 1995, aos 43 anos, a Nanni Movelaria ainda funcionou por algum tempo, mas fechou as portas naquele mesmo ano. Além de um profissional de raro talento, Fulvio Nanni é lembrado por aqueles que tiveram a chance de conviver com ele por sua doçura e elegância.
Dez anos após a extinção da Nanni Movelaria, Baba Vacaro resgatou desenhos originais junto à família do designer e reeditou com exclusividade para a coleção histórica Dpot 2005 duas peças emblemáticas do pensamento de Fulvio Nanni: a poltrona Sand e a cadeira Raio 23.

+

7Fulvio Nanni

COLEÇÃO DPOT | PRODUTOS DA MESMA CATEGORIA