Fechar

SOBRE O DESIGNER


Estilista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-graduação na Parson’s – The New School for Design, em Nova York, e na Saint Martins School, em Londres, Ronaldo Fraga lançou sua marca no extinto Phytoervas Fashion, em 1996, com a coleção “Eu Amo Coração de Galinha”, metáfora que colocava frente a frente o universo público e privado. Em 1997, ganhou o prêmio de estilista revelação no mesmo evento e passou a desfilar suas peças na Semana de Moda – Casa dos Criadores.
A partir de 2001, o criador mineiro passou a fazer parte do grupo de marcas que desfilam na São Paulo Fashion Week. Estreou com o desfile “Rute – Salomão”, história de amor fictícia entre um judeu ortodoxo e uma moça cristã. Na coleção seguinte, em 2002, apresentou uma de suas coleções mais memoráveis, “Quem Matou Zuzu Angel”, em homenagem à estilista morta durante a ditadura militar.
Reconhecido como um dos nomes mais cult e originais da moda brasileira, Ronaldo Fraga propõe em seus desfiles um diálogo da nossa cultura com o mundo contemporâneo. O universo da obra de Carlos Drummond de Andrade, o sertão de Guimarães Rosa, a cerâmica das bonecas do Jequitinhonha e o legado da cantora Nara Leão são apenas alguns dos temas que já foram retratados em suas coleções-manifestos, considerados pela crítica marcos na São Paulo Fashion Week (SPFW) e na história da moda no Brasil.
Com mais de 30 coleções no currículo, teve sua contribuição à moda e à cultura brasileiras reconhecida em prêmios relevantes, como o TRIP Transformadores, em 2011, e foi um dos sete estilistas do mundo escolhidos, em 2014, para apresentar peças no badalado Designs of the Year, promovido pelo Design Museum, em Londres.
Em 2008, criou com exclusividade para a Dpot peças baseadas nas lendas e histórias do rio São Francisco. As peças foram inspiradas na coleção que o estilista apresentou naquele mesmo ano na SPFW. "Não existe emoção sem histórias, não existem histórias sem memórias e memórias sem verdades, verdadeiras ou inventadas. Assim, misturo tudo no meu desenho, seja um objeto para vestir, para sentar, para comer, para ‘tapar’ ou ‘destapar’ buracos do nosso tempo”, disse, na ocasião.
Além de sua marca própria, Ronaldo Fraga desenvolve projetos de geração de emprego e renda baseados na reafirmação cultural junto a cooperativas e comunidades ligadas à indústria de confecção. Outro campo em que vem atuando com sucesso é o editorial. É autor dos livros “Moda Roupa e Tempo – Drummond: Selecionado e Ilustrado por Ronaldo Fraga” (Usiminas Governo de Minas, 2004) e “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis” (Cobogó, 2013). Em 2014, ilustrou a edição especial “Mary Poppins”, de P. L. Travers, lançada pela Cosac Naify, e produziu “Memórias de um Tecido Brasileiro” (Autêntica Editora), em parceria com a ilustradora Anna Göbel. A obra resgata a história da chita. Teve ainda sua biografia publicada como parte da coleção “Moda Brasileira” (Carol Garcia, Cosac Naify, 2007).

+

COLEÇÃO DPOT | PRODUTOS DA MESMA CATEGORIA

jQuery Slider
jQuery Slider
[profiler]
Memory usage: real: 38010880, emalloc: 37565976
Code ProfilerTimeCntEmallocRealMem