SOBRE OS DESIGNERS
Os arquitetos Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, que haviam se conhecido ainda nos tempos de graduação na FAU-USP, fundaram o Brasil Arquitetura em 1979, realizando trabalhos juntos e em parceria com outros profissionais. Um deles foi o projeto para o SESC Pompeia, colaboração de Ferraz com Lina Bo Bardi, que foi especialmente marcante, pois a experiência de projetar e produzir in loco levou à ideia de criarem uma marcenaria própria, entendendo que todas as escalas de projeto não eram e nem deveriam ser hierarquizadas. Assim, em 1986, abriram uma pequena oficina batizada de Marcenaria Baraúna e começaram a fazer móveis para mobiliar casas de amigos e clientes.
A criação de peças de linha começou no ano seguinte com as cadeiras Frei Egídio e Girafa. Em 2016, as peças foram incorporadas ao acervo de arquitetura e design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Nelas, fica claro que o partido de projeto dos móveis da Baraúna manifestava de fato o mesmo raciocínio que orientava a prática arquitetônica, buscando pureza estrutural, conforto, economia de meios, durabilidade e beleza. Mais do que isso, os móveis da Baraúna, feitos em madeiras maciças nacionais por processos artesanais e com acabamento cuidadoso, visavam, como ainda visam, equacionar elementos da cultura brasileira a preceitos do design moderno e contemporâneo.
Após a saída de Marcelo Suzuki, em 1994, vários profissionais passaram pelas pranchetas da Baraúna, que conta ainda hoje com Francisco e Marcelo como sócios e Claudio Corrêa liderando a equipe de projetos. Além das peças de linha, o Estúdio Baraúna desenvolve inúmeros projetos sob encomenda e em parceria com o Brasil Arquitetura, escritório responsável por projetos residenciais e institucionais de grande porte, como o Cais do Sertão (Recife), o Museu do Pão (Ilópolis) e a Praça das Artes (São Paulo).
A Baraúna, ao completar 30 anos, inaugura uma nova etapa em sua história e passa a ter todo seu catálogo de linha em distribuição nacional com exclusividade pela dpot.