MAR 2017

POLTRONA MANTIQUEIRA, DE DOMINGOS TÓTORA E RODRIGO AMBROSIO, LANÇAMENTO EXCLUSIVO DPOT 


 

As curvas da Serra da Mantiqueira – cenário dos mais familiares a Domingos Tótora – e a ergonomia da icônica Loop Chair, desenhada pelo suíço Willy Guhl (1915-2004) em 1954, foram o ponto de partida para esta peça que faz parte da linha Egrégora, nascida da parceria do designer mineiro com o arquiteto e urbanista alagoano Rodrigo Ambrosio.

Fabricada artesanalmente no ateliê de Tótora, na cidade mineira de Maria da Fé, a poltrona Mantiqueira está disponível nas versões de um e dois lugares e une design, delicadeza e ergonomia em suas linhas curvas. O material usado na fabricação é o papel Kraft reciclado, com o qual Tótora trabalha há mais de dez anos, dando vida a peças que extrapolam a fronteira entre a arte e o design.

Composta de sete peças – três bancos (Estação, Estrada e Sedimentos), duas poltronas (Sesmaria e Mantiqueira) e duas luminárias (Fenda e Arqueus) –, a coleção Egrégora foi criada durante as muitas visitas de Ambrosio a Maria da Fé e é inspirada na paisagem e na vida na Serra da Mantiqueira. “O fio-condutor é o solo, a terra, tudo o que remete ao chão, além do relevo e das formas orgânicas”, diz Tótora.

 (foto: andré Klotz / Casa Vogue)