MARÇO 2018

ENTRE-LAÇADOS NA DPOT OBJETOS


 

Até o dia 15 de abril, o museu A Casa, em São Paulo, recebe a mostra ENTRE-LAÇADOS, que reúne trabalhos de arte têxtil produzidos a partir de diferentes perspectivas artísticas e diversas técnicas artesanais, como crochê, tecelagem, bordado e costura.

 

A partir dos painéis, instalações, esculturas moles, tapeçarias e tramas desenvolvidos para a exposição, os artistas Renato Dib, curador da dpot objeto, Alexandre Heberte, Marina Godoy e Marta Meyer criaram peças exclusivas para a dpot objeto. São trabalhos delicados e poéticos, como a série de quadros-peneiras Orquídea (foto), assinada por Renato Dib. A maior parte das obras apresenta técnicas similares, no entanto, por terem sido desenvolvidas a partir de óticas e estímulos distintos, percorrem múltiplos caminhos do fazer manual e artístico.

 

Com tramas criadas a partir da combinação de diferentes materiais, Alexandre Heberte usa técnicas ancestrais, como tecelagem, bordado, renda e filé, para criar planos,
relevos, padronagens, texturas e tecituras. Já Marina Godoy apresenta criações com temáticas que norteiam o universo feminino e as questões do tempo. Os trabalhos de Marta Meyer exploram os pontos tradicionais do bordado, a sobreposição de tecidos e a mescla de diferentes tramas como principais ferramentas de expressão. Já Renato Dib se vale de técnicas que vão desde as mais tradicionais, como bordados, costura e patchwork, até outras pouco convencionais para modelar as formas e dar vida a suas criações.