ABR 2017

APRESENTAMOS A LUMINÁRIA FENDA, DE DOMINGOS TÓTORA E RODRIGO AMBROSIO

 

 

 


 

Admirador da obra de Domingos Tótora, o alagoano Rodrigo Ambrosio propôs ao designer mineiro que pensassem uma coleção juntos. Desse encontro, nasceram peças delicadas e poéticas, como a luminária de mesa Fenda, que compõem a linha Egrégora.

Fabricada com papel Kraft reciclado – material de eleição de Tótora –, a Fenda é a primeira experiência do designer com essa tipologia de produto e tem seu desenho inspirado nas fendas das superfícies naturais.

A linha Egrégora foi criada a quatro mãos, durante as muitas viagens de Ambrosio à pequena Maria da Fé, no Sul de Minas, cidade natal de Tótora e onde fica seu ateliê. A inspiração para dar vida às peças – três bancos (Estrada, Estação e Sedimentos), duas poltronas (Mantiqueira e Sesmaria) e duas luminárias (Arqueus e Fenda) – é um cenário para lá de familiar ao designer mineiro: a paisagem e a vida na Serra da Mantiqueira. Em suas palavras, a linha dá continuidade a seu percurso, somando a ele a experiência conceitual e a contemporaneidade da linguagem de Ambrosio.