DEZEMBRO 2018

TUTTI FRUTTI, CRIAÇÃO DE FERNANDO PRADO PARA A DPOT OBJETO

 


 

O projeto da Tutti Frutti  partiu da ideia de fazer uma fruteira que também funcionasse como centro de mesa e revelasse a essência da superfície sobre a qual estivesse apoiada, como o tampo de uma mesa. Como resultado, um interessante jogo de texturas, cores e materiais.

O desafio que se apresentou a partir daí foi encontrar a melhor forma de cobrir a abertura, para evitar que as frutas pequenas caíssem quando a fruteira fosse movimentada. “Minha mãe tinha frutas de madeira em casa. Foi observando essas peças que tive a ideia de desenhar a esfera de madeira”, explica o designer. “Ao mesmo tempo em que preenche o furo, ela se mimetiza à estrutura, por causa do material, e fica meio escondida entre as frutas, graças ao formato.” A esfera pode ainda compor uma divertida brincadeira: ficar girando na fruteira até se encaixar no buraco. 

“A escala do objeto é mais próxima da que eu costumo trabalhar habitualmente, que é a das luminárias. O móvel, por sua vez, tem uma escala quase intermediária entre a arquitetura e o objeto que vai sobre a mesa”, explica. “Essa proximidade facilitou a construção do desenho.”

A Tutti Frutti carrega a beleza de uma peça única, consequência da forte presença dos veios e da variação de tons da madeira. Versátil, pode ainda ser usada como um elegante porta objetos. “Desde o início, eu queria que fosse um objeto bonito esteticamente, que não precisasse necessariamente das frutas para se completar ou fazer sentido, mas também que tivesse utilidade. Parece que deu certo”, brinca Fernando.