AGO 2017

"CONHEÇA A POLTRONA SERFA+, DE ZANINI DE ZANINE"


 

dpot apresenta a poltrona Serfa+, fabricada com madeira de tauari (natural ou envelhecida) e couro natural. Lançada originalmente em 2015, a peça foi projetada pelo designer carioca Zanini de Zanine, filho do mestre Zanine Caldas (1918-2001), e tem como ponto de partida a fusão do trabalho de Sergio Rodrigues (1927-2014), aqui exaltado pela identificação com a cultura brasileira e indígena, e de Ricardo Fasanello (1930-1993), descrito por Zanini como “um autor atemporal e elegante”, cujo trabalho é fortemente lembrado pela mistura de couro, metal e madeira.

Eleito o “Designer do Ano” pela Maison & Objet Americas em 2015, Zanini de Zanine cresceu vendo o pai trabalhar. Fez seu primeiro móvel durante um estágio com o mestre Sergio Rodrigues. Formado em Desenho Industrial, começou a produzir móveis com madeira maciça e peças de demolição, em 2003, tendo batizado seu trabalho como “Carpintaria Contemporânea”. Pouco tempo depois, criou uma nova linha de móveis, combinando peças industriais, madeira de origem controlada e outros materiais, como plástico e metal. Premiado no Brasil e no exterior, Zanini atualmente assina peças para grandes marcas internacionais.  

Nos últimos anos, Zanini vem também realizando um importante trabalho de resgate e preservação da memória da obra de Zanine Caldas, por meio da reedição de diversas peças projetadas por seu pai, sobretudo, nos anos 1950.